Desde os tempos primórdios o homem vem buscando, na natureza, combustíveis capazes de transformar suas vidas. O primeiro combustível que se tem conhecimento é a madeira. A madeira foi imprescindível, nos tempos primórdios, para aquecer as pessoas no inverno, preparar alimentos e espantar animais ferozes. Apesar de muito poluente, ainda há países que utilizam a madeira em larga escala, principalmente os que possuem baixo desenvolvimento industrial.
A Revolução Industrial, ocorrida entre os séculos XVIII e XIX, motivou a procura por novos combustíveis. Com a produção em larga escala o carvão mineral foi muito importante para que os motores movidos a vapor funcionassem. Nos tempos atuais o carvão teve uma queda em seu uso.
No início do século XX, com a popularização dos automóveis, surgiu uma forte demanda por combustíveis de alto desempenho. Com isso, os combustíveis fósseis, até então utilizados para a obtenção do querosene, que servia para a iluminação de ruas, passaram a ser uma importante fonte para a obtenção de gasolina. Décadas depois, esta mesma tendência fez com que o diesel transformasse em um combustível de grande uso.
Fonte: Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário